Projeto: Transporte Público de João Pessoa

joaopessoa

Esta é uma proposta de projeto de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) para alunos dos cursos na área de Computação da UFPB.

O objetivo do projeto é desenvolver um sistema (web, app mobile, etc) que auxilie os usuários do serviço de transporte público de João Pessoa no planejamento de seus deslocamentos na cidade.

A secretaria de mobilidade do município (SEMOB) disponibiliza em seu site um sistema para consulta dos itinerários das linhas de ônibus de João Pessoa.

Porém, esse sistema é de pouca utilidade no momento em que se deseja descobrir como ir de uma localização A para uma localização B.

Além disso, ele é de pouca utilidade para uma pessoa que não conhece a cidade já que para consultar o sistema ele precisa digitar o número da linha ou o nome de um logradouro (e não o nome de um ponto turístico, por exemplo).

Neste projeto pretendemos desenvolver um sistema que apresente todas as linhas de ônibus da cidade de João Pessoa em um mapa e ofereça um mecanismo para que o usuário possa selecionar um ponto de origem A (a parada de ônibus mais próxima de sua localização atual, por exemplo) e um ponto de destino B (um ponto de interesse na cidade, por exemplo) e receber recomendações de itinerários para se deslocar de A até B.

Os itinerários recomendados podem levar em conta vários critérios de otimização como, por exemplo, tempo (estimado) de viagem, número de trocas de ônibus, número de paradas, custo da viagem (uso ou não do terminal de integração), etc.

Os requisitos para participar do projeto são os seguintes:

  • ser aluno regularmente matriculado em um dos cursos da área de Computação da UFPB
  • ter bom domínio de uma linguagem de programação que permita o desenvolvimento de aplicações web ou mobile
  • ter bom domínio da língua portuguesa

Se você se imagina desenvolvendo tal sistema me procure para conversarmos!

Comentários

  1. Clodoaldo Brasilino diz:

    Professor, já ouviu falar do projeto ubibus da UFPE? Ele leva esta idéia para frente.