Sofativismo

slacktivism1

Preciso da sua ajuda meu caro sofativista*!  Temos mais uma causa nobre a defender.

Gostaria de convidar você, que assim como eu, não aguenta mais receber compartilhamentos no Facebook ou e-mails de pessoas pedindo para você assinar petições online para acabar com um programa que gera milhões de reais de lucro para uma rede de TV ou para caçar o mandado de um senador que foi eleito democráticamente pelo voto, a participar da mais importante petição online da sua vida.

Faça como o Chuck Norris e assine a petição online que pede o fim das petições online!

Esta, assim como pelo menos 99,9999% de todas as petições online, não vai dar em nada mas isso não deve ser empecilho para você assinar a petição e importunar todos os seus amigos e conhecidos para que eles faça o mesmo.

Valeu. O mundo agradece.

*Slacktivism é um neologismo da língua inglesa formado pela amálgama das palavras slack e activism, o que significa “ativismo peguiçoso” ou “ativismo de preguiçosos”. Em português, os termos equivalentes a slacktivism são sofativismoativismo de sofámobilização de sofá e revolução de sofá.

Tanto os termos em português como o termo em inglês são usados de forma jocosa e pejorativa para designar ações e campanhas (em geral, de Internet) com pouco, ou nenhum resultado prático efetivo em que as pessoas participam apenas para mostrar engajamento ou aliviar consciência.

Os participantes de tais ações são chamados de slacktivists, ou no equivalente para o português, sofativistasativistas de sofá ou revolucionários de sofá.

UNAIDS define o termo slacktivist como “pessoas que participam de uma causa fazendo o mínimo possível de esforço e que não estão realmente engajadas numa mudança de verdade”.

Wikipedia