Sistemas Operacionais I – 2015.1

os

Sobre a Disciplina

Este curso tem o objetivo de fornecer uma introdução geral a diversas técnicas utilizadas na implementação de sistemas operacionais e software de sistema de forma geral. Entre os tópicos cobertos estão gerencia de processos; escalonamento de processos, tratamento de deadlocks (prevenção, impedimento e recuperação); gerenciamento de memória principal; gerenciamento de memória virtual (swap, paginação, segmentação e algoritmos de substituição de páginas); controle de discos e de outros dispositivos de E/S e estrutura e implementação de sistemas de arquivos.

Carga horária: 60 horas

Horário: Terças e Quintas, das 14:00 às 16:00

Sala: CI-102

Online: Grupo da disciplina no facebook

Conteúdo Programado

Bibliografia

Básica

  • Sistemas Operacionais com Java. Abraham Silberschatz, Peter Baer e Galvin Gagne
  • Fundamentos de Sistemas Operacionais. Abraham Silberschatz, Peter Baer e Galvin Gagne
  • Sistemas Operacionais Modernos. Andrew S. Tanenbaum

Complementar

Forma de Avaliação

A avaliação da disciplina será realizada através de minitestes semanais e de 3 projetos individuais de programação. Faremos um miniteste por semana, na terça ou na quinta-feira, e cada aluno poderá descartar as 25% piores notas nos minitestes. Por exemplo, se fizermos 12 minitestes um aluno poderá deixar de fazer 3 deles ou, caso faça os 12, ter desconsideradas as 3 piores notas.

Os três projetos visam fixar o aprendizado dos diversos algoritmos que veremos ao longo do curso, sendo, portanto, voltados para o desenvolvimento de simuladores para os diferentes algoritmos estudados. A entrega dos projetos ocorrerá sempre na primeira terça-feira após a última aula da unidade correspondente. Ou seja, o projeto 1 deverá ser entregue na primeira terça-feira após a última aula da Unidade 2, o projeto 2 na primeira terça-feira após a última aula da Unidade 3 e o projeto 3 na primeira terça-feira após a última aula da Unidade 4.

Os projetos devem ser submetidos através do seguinte formulário.

Política para Plágio

Alunos que forem flagrados compartilhando código fonte com outros alunos ou utilizando código fonte de outros alunos ou de qualquer outra origem em qualquer um dos projetos receberão nota 0.