Projeto: Lattes Ranking

social

Divulgação do tema do projeto: Segunda-feria, 02 de Dezembro de 2012

Datas de entrega: 15 de Março de 2013

Forma de entrega: Todos os alunos devem enviar via e-mail um arquivo .zip com todo o código fonte do programa e um breve relatório sobre seu funcionamento.

Grupos: Este projeto deverá ser desenvolvido de forma individual.

Política para atraso na entrega: diminuição de 20% da nota por dia de atraso até um total de 3 dias. O projeto não será considerado se entregue com mais de 3 dias de atraso

Política para plágio: Todos os casos de plágio serão punidos com nota 0 no projeto, tanto nas cópias quanto no original.

Linguagem de Programação: Todos os programas devem ser implementados em Java.

Descrição do Projeto

Sua tarefa é modificar o programa desenvolvido por seu grupo no Projeto Lattes Spidering para que ele calcule o PageRank dos currículos recuperados.

Durante a recuperação dos currículos a nova versão do sistema deve montar um grafo baseado nos links de entrada e de saída de cada currículo. A descrição do grafo gerado deve ser salva em um arquivo denominado grafo.gml seguindo o formato da linguagem GML.

Em seguida, seu sistema deve executar o algoritmo do PageRank nesse grafo e armazenar o resultado com a pontuação de cada currículo em um arquivo chamado pageranks.out.

Cada linha do arquivo pageranks.out deve conter o nome do arquivo html do currículo seguido do valor do pagerank desse currículo.

Com respeito aos parâmetros do algoritmo PageRank você deve utilizar 0.15 para o alpha e 50 para número e interações.

Critérios de Avaliação

Seu projeto será avaliado de acordo com os seguinte critérios:

  • Funcionamento de acordo com a especificação: 70%
  • Organização e documentação (comentários) do código: 15%
  • Qualidade dos testes automáticos (JUnit) fornecidos: 15%

Ponto extra

Você receberá um ponto extra nesse projeto, podendo chegar a nota 11, caso utilize a ferramenta Gephi para gerar uma visualização da rede formada pelas conexões entre os currículos lattes analisados.