Introdução à Análise de Dados: Relatório Final

Cada equipe apresentará ao final da disciplina um relatório final sobre o estudo realizado organizado na forma de um artigo científico, escrito em português ou, preferencialmente, inglês.

O artigo deve ter entre 8 e 10 páginas (sem contar os apêndices) e seguir o formato padrão de artigos da ACM. Recomendo fortemente que os artigos sejam escritos usando LaTeX mas isso não é obrigatório (Mas por que alguém optaria em não fazer isso? :-) )

O trabalho deve referenciar pelo menos 10 trabalhos relacionados na literatura.

O documento será avaliado tanto no aspecto gramatical (correção do idioma) quanto na adequação aos 3 documentos de planejamento produzidos ao longo da disciplina.

Seu artigo deve ser estruturado da seguinte forma:

  1. Resumo/Abstract (se o artigo for escrito em Português deve obrigatoriamente ter um abstract escrito em inglês)
  2. Introdução (Motivação para o trabalho, descrição do problema, formulação das hipóteses)
  3. Trabalhos relacionados (revisão e crítica da literatura)
  4. Materiais e Métodos (descrição das fontes de dados utilizadas, da metodologia empregada na análise)
  5. Resultados  (comprovação ou refutação das hipóteses formuladas e apresentação do sistema web para visualização interativa desenvolvido)
  6. Discussão (crítica aos pontos fortes e fracos do estudo)
  7. Referências
  8. Apêndices (incluir entre os apêndices gráficos ou tabelas adicionais que não possam ser incluídas no texto principal em virtude da limitação de espaço e uma referência para um repositório online com os dados gerados durante sua análise – não são os dados originais!)