Alguém na ABDR deve estar trabalhando bêbado!

Auto-Ajuda

Fui informado ontem pelo Slideshare que uma de minhas apresentações disponibilizadas através do site seria removida por uma denúncia de “abuso de copyright”.

A apresentação em questão é sobre Análise de Complexidade de Algoritmos e está agora disponível aqui, apesar de eu não mais dar aulas sobre esse assunto.

Perguntei o que havia acontecido já que não creio ter violado nenhum copyright ao preparar essa apresentação e recebi a seguinte resposta:

Hello Alexandre,

We received a copyright claim from the Brazilian Reproduction Rights Association that the file violated the rights of Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes by Stephen Covey. If you feel that this is incorrect and you own this copyright, you can file a counter DMCA claim. Instructions on this can be found at http://www.slideshare.net/terms#dmca

Resumindo, a Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR) informou ao Slideshare que meus slides violaram o copyright da obra “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, de Stephen Covey.

Eu juro que não sabia que essa belíssima obra tratava de análise de complexidade de algoritmos, crescimento assintótico e classes mais comuns de complexidade!

Tinha certeza de que se tratava apenas de mais uma obra de auto-ajuda, que serve unicamente para auto-ajudar o seu autor e seus vários atravessadores a encherem o bolso com o dinheiro de quem tem alguma esperança em conseguir mudar de vida lendo livros de auto-ajuda.

Se algum dia voltar a dar aulas sobre Complexidade de Algoritmos não me esquecerei de incluir essa bela obra na bibliografia recomendada para o curso!

Update: aqui está a resposta que acabei de enviar para o Slideshare:

Hello

I didn’t comment before because that copyright infringement claim was so ridiculous that it made me laught at first.

I really can’t understand how my presentation about algorithm complexity
and asymptotic growth could infringe the copyright of this shitty self-help book by Stephen Covey.

I even wrote a post on my blog about this event. You can check it at http://alexandre.ci.ufpb.br/blog/abdr-sucks

Then, I realized how easy it is to someone to make a completely false copyright claim like this one and get one of my class notes offline.

So, I decided to stop using Slideshare.

Best regards
Alexandre Duarte

Comentários

  1. Ruan Gomes diz:

    Esse livro deve ter frases do tipo: “Nunca pense que os seus problemas são NP-Completos. Se você tiver pensamento positivo vai encontrar soluções em tempo polinomial para todos eles.”

  2. alexandre diz:

    hahaha, ou algo como “Pessoas de sucesso não analizam o pior caso!”

  3. Jemerson Damasio diz:

    Pô, Alexandre. Até entendo a razão, mas na real eu achei meio “overreacted”. Suponho que o slideshare, enquanto empresa, deve prezar bastante pela opinião de seus usuários. Talvez um reply + recomendações seja mais procedente, até porque o serviço deles é bem bom e conhecido. =)

  4. alexandre diz:

    Oi Jemerson, o que me deixou mais chateado com o Slideshare foi que eles disseram que checaram a denuncia e que ela era procedente, o que não faz o menor sentido.

    Achei uma grande falta de respeito remover o conteúdo e depois pedir que eu preencha uma papelada sem fim para colocar online novamente. Não considero que o serviço prestado justifique o esforço.

  5. Puxa vida! Acho que quem fez essa “denúncia” palhaçada (se é que não foi um erro de sistema mesmo) deve estar pensando em como é fácil “hackear” o SlideShare…

  6. […] Infelizmente, o segundo colocado é algo que eu já removi do sistema e agora não sei mais do que se trata mas provavelmente tem a ver com o triste episódio em que a ABDR ( Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR) contest…. […]